Cortinas de Contenção

A cortina é composta por vários elementos (estacas, vigas e tirantes), cada qual com sua finalidade que em conjunto formam o sistema de contenção. Este sistema tem por objetivo resistir às pressões laterais, ocasionadas pela ação da terra, água ou sobrecarga da vizinhança, quando realizadas escavações de subsolos em edifícios por exemplo. Dependendo de cada situação de projeto, a Escoll com seu Know-How de mais de 60 anos de experiência na área de geotécnica e fundações, desenvolve soluções técnicas aliando sempre teoria e prática, buscando a solução mais econômica e segura.

As soluções de cortina desenvolvidas pela Escoll Engenharia, varia caso a caso e podem ser descritas como:

  • Cortina atirantada:

Conjunto de estacas onde a utilização de ancoragens (tirantes) é necessária para equilibrar o sistema de contenção. Solução comumente utilizada para contenção de mais de um subsolo, dividindo os vãos em vários trechos possibilitando grandes escavações.

 

  •  Cortina com berma provisória:

Conjunto de estacas onde a utilização da berma provisória ajuda a equilibrar o sistema de contenção, até que seja feita a laje da estrutura. Solução utilizada quando existe espaço físico no terreno, solo que garanta a estabilidade deste talude e sem edificações encostadas na divisa.

  • Cortina auto-portante:

Conjunto de estacas, onde a ficha (comprimento embutido abaixo da escavação), equilibra o sistema de contenção, sem necessidade do uso de ancoragens (tirantes). Solução utilizada, onde não é possível criar nenhum tipo de travamento com a estrutura, o solo permitir adotar este conceito e não existir edificações vizinhas junto as divisas.

 Cortinas de estacas pranchas de concreto armado

  • Desde 1981
  • 1ª obra: Edifício Caratas – Júlio Lerner

Cortinas atirantadas de estacas escavadas

  • Desde 1987
  • 1ª obra: Edifício Visconde do Cairú – Norconsil Construçãol Civil Ltda

Tirantes

São peças resistentes à tração, introduzidas no solo por perfuração, na qual por meio de injeção de calda de cimento, forma-se o bulbo de ancoragem que é incorporada a estrutura da cortina formando o atirantamento.

Os tirantes executados pela Escoll Engenharia são do tipo injeção em fase única. O ensaio de recebimento prescrito na norma NBR 5629 – Tirantes ancorados no terreno – Projeto e execução, é realizado em 100% dos tirantes, a fim de garantir as cargas de trabalho estabelecidas em projeto e segurança das escavações.

 

  • Desde 1987
  • 1ª obra:  Edifício Visconde do Cairú – Norconsil Construção Civil Ltda

41 3382-2124

41 98404-1924

Escoll: Segurança para sua obra

DESDE 1958